Aratingas


Informação sobre Aratingas
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Longevidade: 30 anos
Dimensões: 30 cm
Peso: 130g
 

Distribuição Geográfica
Ocorre no Brasil, no sudeste do Pará, Maranhão e Pernambuco e leste de Goiás.
Alimentação
Na natureza, comem frutas, sementes, grãos e adoram nozes, ricas em óleo. Em cativeiro, a ração comercial específica, as frutas, legumes e algumas sementes e grãos, como o girassol, constituem uma dieta balanceada. Em cativeiro, sementes de Psitacídeos de grande porte da versele-laga (à base de nozes, piripiri, amendoim, girassol, milho, etc...), fruta, legumes, vegetais, grit, papa de ovo, bloco de cálcio e choco.
O seu petisco favorito são amêndoas e amendoins, mas não se deve dar em demasiado, só como petisco.
 
Reprodução
Estas aves devem ser criadas, preferencialmente, num aviário ao ar livre dotado de um abrigo noturno com um bom isolamento que proteja de geadas e correntes de ar, para que possam sobreviver ao Inverno em boas condições físicas, ou num espaço interior cómodo e quente. As gaiolas não devem ser inferior a 100 x 100 x 200 ( c x h x L ) para um casal e numa gaiola normal para papagaios se for apenas um. Certifique-se de que o gradeamento de arame é suficientemente resistente, caso contrario estas aves podem abrir uma fenda no aviário, uma vez que têm bicos extremamente robustos. É possível verificar quando estas aves estão preparadas para a procriação, quando começam a “transformar” o ninho. Coloque alguns galhos de salgueiro e galhos de arvores de fruto (não tratados!) no chão do ninho para que as aves se possam entreter a roê-los. Colocam de 3 a 4 ovos, a fêmea encarrega-se da maior pare da tarefa de os chocar e as crias nascem ao fim de um períodos de 25 a 29 dias. As crias são alimentadas por ambos os progenitores e a plumagem surge ao fim de um mês e meio ou dois meses.

 

Ninhos
Devem ter acesso a uma caixa de ninho de madeira rígida, os meus ninhos têm 35 x 35 x 60 (c x L x h), é reforçada por baixo, para impedir que estas possam abrir um orifício ao roê-la (com chapa).
 
Comportamento
Criadas pelo ser humano são extremamente dóceis e muito afetivas ao seu dono, brincalhonas e digna de boas habilidades.
 
Atividades
As Aratingas adoram roer objetos; por conseguinte, deve dar-lhes, galhos frescos de salgueiro, mas tenha em consideração que qualquer objeto quebrável que exista no aviário será efetivamente “transformado”. Na ocorrência de qualquer situação estranha à rotina diária (uma inspeção aos ninhos, presença de estranhos), podem tornar-se extremamente ruidosos. Também gostam de tomar banhos, deve colocar diariamente no chão do aviário uma tina de cerâmica com água fresca.
 
Geral
 
Aratingas Jandaya:
Apenas com a cabeça e partes inferiores laranja, tendo o manto verde. Não há diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas, a certeza dos sexos apenas ser determinada através de um exame endoscópico. Sofrem com a captura destinada ao comércio ilegal de animais silvestres.

Aratinga Solstitialis:
Cabeça amarela e laranja perlongando-se por toda a parte inferior e asas, misturado com algum verde na ponta das asas e rabo. Não há diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas, a certeza dos sexos apenas ser determinada através de um exame endoscópico. Sofrem com a captura destinada ao comércio ilegal de animais silvestres.

Estatuto de conservação e fatores de ameaça
Espécie ameaçada.


 
Aratinga Jandaya Aratinga Solstitialis

 
 Fonte: www.naturezactiva.com

 

Sem comentários:

Enviar um comentário