Como anilhar,cortar unhas e asas a aves



Como anilhar as suas Aves 

No período entre 6 a 10 dias de vida do filhote coloque a anilha seguindo os passos abaixo:

anilhas                                                                             

Aparar das asas (contenção do voo) 

O aparar de algumas penas alares é rotineiramente realizado nos psitaciformes. Os benefícios incluem prevenção de lesões decorrentes do vôo, prevenção de uma fuga acidental, e como auxílio no seu treino e domesticação. Com as asas aparadas a ave não deve ser capaz de voar ou ganhar impulso, mas planará suavemente para o solo por uma pequena distância. O proprietário deve estar ciente que algumas aves ainda podem voar, especialmente quando expostas ao vento.
Um corte inapropriado das penas alares pode resultar em irritação e fazer com que algumas aves se limpem excessivamente ou comecem a bicar as penas. O corte de penas hemorrágicas resultará em sangramento podendo causar a morte da ave, se a mesma não for socorrida imediatamente. Portanto, se está inseguro em como cortar as penas da sua ave peça auxílio ao seu veterinário.
A ave deve estar imobilizada com segurança na hora do corte das penas, porque os cortes excessivos impossibilitam as aves de planarem, propiciando a ocorrência de quedas que podem resultar em laceração cutânea e muscular da carena esternal (peito), fracturas nas asas ou nas pernas ou a ponta do bico pode lascar-se.
As aves jovens devem aprender a voar para desenvolverem habilidade de aterragens antes do seu primeiro corte, isso permite que elas desenvolvam equilíbrio e agilidade. As aves necessitarão de um corte adicional de 3 meses após o início de uma muda


(cortar apenas 8 penas primárias).


O Aparar de unhas
A ave pode ficar com as unhas afiadas e longas, sendo desconfortável para o dono tê-lo no braço ou ombro. Aparar as unhas deve ser feito com cuidado, pois pode sangrar. As pontinhas normalmente não têm irrigação e podem ser cortadas.
O melhor é cortar poucos milímetros de cada vez. Pode-se utilizar um cortador de unha. Se ocorrer sangramento, que não pára, recomenda-se aplicar anticéptico coagulante ou cauterizar, ou mesmo aplicar super cola de secagem rápida para conter a hemorragia. As pontas aparadas podem ser arredondadas com uma lixa de unha.

 Fonte: www.naturezactica.com                                                                                                                                 

3 comentários:

  1. Ola queria saber a importancia da anilha no nosso bichinho e onde se pode comprar

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,a anilha é importante para saber a idade da ave,adquire-se num clube sendo socio ou em lojas de animais,Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    Estou a criar um agaporni roseicolli à mão pela primeira vez. Tem cerca de 35 dias e preciso de saber algumas coisas. 1 - quando começar o desmame? - Quando tenho que cortar unhas e penas?
    Obrigado
    Resposta para guilherme612@gmail.com

    ResponderEliminar